Buscar
  • Patrícia Rônel

Análise SWOT PR.RP

Atualizado: 1 de Nov de 2020



Focada no autoconhecimento contínuo, realizei a análise SWOT da minha marca pessoal/profissional. Refleti a respeito dos pontos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, no primeiro momento. Depois, esbocei a Matriz de Confrontação, para combinar os fatores internos, com fatores externos. Contribuindo para o mapeamento do que é ofensivo, defensivo, o que ameaça à sobrevivência do negócio e aquilo que precisa de ajustes.


Da análise dos ambientes internos e externos surgiu a matriz FOFA ou SWOT com o objetivo de me preparar para possíveis situações futuras e decisões estratégicas, antecipando movimentos, ou ao menos, prevendo a possibilidade de determinadas ocorrências, possíveis alternativas.


Desta forma, consigo avaliar minhas Competências e a Análise de Cenários, já que é uma ferramenta útil para avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma pessoa, uma equipe, etc.


Para cada um destes itens, perguntei:


*Pontos fortes S

  • O que você (empresa/ equipe/ pessoa) faz bem?

  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?

  • O que outros (empresas/ equipes/ pessoas) acham que você faz bem?

*Pontos fracos W

  • No que você pode melhorar?

  • Onde você tem menos recursos que os outros?

  • O que outros acham que são suas fraquezas?

*Ameaças T

  • Que ameaças (leis/ regulamentos/ concorrentes) podem prejudicar?

  • O que seu concorrente anda fazendo?

*Oportunidades O

  • Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?

  • Que tendências e “modas” você pode aproveitar em seu favor?

A comparação entre pontos fortes e fracos, junto com as oportunidades de mercado e ameaças, me permitiu esclarecer dúvidas:

  1. Como posso tirar vantagens das novas oportunidades utilizando meus pontos fortes?

  2. Quais pontos fracos posso melhorar?

  3. Com quais pontos fortes é possível neutralizar as ameaças?

  4. Como posso transformar ameaças em oportunidades?

  5. Quais ameaças aliadas à fraquezas preciso temer mais?


Trata-se de um trabalho contínuo, vitalício e periódico.


Contribuição Insider Marketing na Era Digital: https://marketingnaeradigital.com.br/manage.app#!/content/articles/5f79fa96d014690897b6ef8a

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo