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  • Patrícia Rônel

Transformação Digital como Relações Públicas

Atualizado: 9 de Nov de 2020



Gostaria de contribuir com minha jornada pessoal/ profissional, por compreender que sou um produto potencial para o Marketing na Era Digital.


Sou formada em Comunicação Social - Relações Públicas. Lido com o marketing, no entanto, minhas ações são centradas em pessoas, indivíduos, relacionamentos e stakeholders.


“RP significa se importar verdadeiramente com as pessoas. A imagem e o posicionamento da marca são consequência” - Debora Alcantara
(Estrategista e Gestora de Marcas, cofundadora da ORNA GROUP).

Atuante nos setores da Educação, Ciência e Tecnologia. Segmentos como Siderurgia: metalurgia, materiais e mineração. Mobilidade: indústria automobilística, naval, ferroviária e aeroespacial. Criogenia e Células-tronco. São 10 anos lidando com comunicação organizacional/social, dentro de modelos de negócios com conteúdos “futurísticos”.


Minha primeira experiência profissional, na área, foi com redes sociais, em 2009, atendendo clientes como a Microsoft Educação e Abril Educação. Minha carreira se desenvolveu no ambiente offline. Assumi cargos Sênior x Coordenação em Marketing e Eventos, Departamento Comercial, Relacionamento com Cliente e Vendas.


Outbound marketing focado em gestão de eventos corporativos de grande, médio e pequeno portes. Congressos, Feiras, Encontros, Workshops, Visitas Técnicas, Eventos Sociais. Projetos de altos orçamentos. Relacionamento com Cliente, Departamento Comercial e Vendas.


Como millenial, tenho um perfil versátil e mais “soft skills” (competências comportamentais, associadas às habilidades mentais e emocionais). Tenho facilidade com a visão macro, análise de cenários, 360º (mercado off/on), gestão de projetos, eventos de grande porte.


Já as “hard skills”, aptidões técnicas e ferramentais, me acompanham no marketing digital.


Produzi eventos de pequeno, médio e grande portes para altos executivos, coalizão dominante e governança. Congressos nacionais e internacionais, sempre voltados para Engenheiros: Presidentes, Diretores, CEOs, Gestores, Supervisores. Trazendo boas práticas, conteúdos qualitativos acerca da atualidade e do cenário mundial, além de apresentar tendências do setor. Então, aproveitei para fazer o mesmo por mim, durante os anos.



Foi diante da Indústria 4.0, que enxerguei a oportunidade de me atualizar a respeito, encarando este período com leveza. A dica que posso dar aqui é: aproveite toda a jornada e não, somente, seu objetivo final.



Realizei algumas ações no Inbound Marketing, como cases e portfólio em marketing digital (Digital House Brasil - Coding School). Projetos Integradores em diversas áreas de negócios: hostel para mulheres, app de beleza, consultoria de marketing digital e UX/UI Design para app de transporte privado.



Hoje, participo do Programa de Imersão em Transformação Digital - Novas Tecnologias (Digital House Brasil - Coding School). Para estimular a inovação e aprender sobre as novas tecnologias. Foco na preparação para o mundo digital:


- RPA: Robot Process Automation

- Realidade Virtual e Aumentada

- IOT: Internet das Coisas

- Inteligência Artificial

- Cibersegurança

- Blockchain e Criptomoedas

- Computação Quântica

- ChatBots

- Machine Learning VS Deep Learning

- Smart Contracts



E sou Insider em Marketing na Era Digital. (Programa de Aceleração Profissional, com visão 360º - acadêmica e mercadológica). Professores/Instrutores: Martha Gabriel e Rafael Kiso). Autores do livro: Marketing na Era Digital.


O livro, que já é um clássico da área. Adotado, amplamente, tanto no mercado, quanto na academia, contando com reimpressões ao longo dos anos (esgotado desde 2017).



Devido meu senso crítico e alto grau de exigência em excelência, estou voltada para o marketing estratégico, orientado a dados.


Confesso que tenho expectativas alinhadas com a visão, de ambos os profissionais, que são referências no setor.



I) STARTER - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

1 - Ambiente de Marketing: transformações

2 - Marketing: conceitos essenciais

3 - Marketing Digital 


II) NAVIGATOR - CUSTOMER EXPERIENCE NA ERA DIGITAL

4 - Netnografia

5 - Neuromaketing

6 - Inteligência artificial, emoções humanas

7 - A jornada do Cliente

8 - Direito Digital no Marketing


III) EXPLORER - PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

9 - Presença Digital

10 - E-commerce

11 - Ambientes Imersivos

12 - Tecnologias Mobile

13 - Redes sociais

14 - LinkedIn

15 - Instagram

16 - YouTube

17 - Pinterest

18 - TikTok

19 - Comunidades Digitais

20 - Plataformas de busca

21 - Acessibilidade digital

22 - Automação

23 - Podcasts

24 - Games

25 - Display


IV) PROFESSIONAL - ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE MARKETING

26 - Presença on-line

27 - Marketing de conteúdo

28 - E-mail marketing

29 - Mobile marketing

30 - SEM (Search Engine Marketing) Marketing em buscadores

31 - SMM (Social Media Marketing) Marketing em redes sociais

32 - Marketing de influência

33 - Marketing de afiliado

34 - Omnichannel

35 - Inbound Marketing

36 - Marketing de performance


V) EXPERT - MARKETING ORIENTADO A DADOS

37 - Data-driven Marketing

38 - Métricas e KPIs (Key Performance Indicators)

39 - Plano de Marketing


Meu objetivo é favorecer o desenvolvimento da área de Marketing, considerando a cultura de inovação, novas tecnologias e transformação digital. (Orientada a métricas - KPIs - indicadores de qualidade, dados, com o intuito de alavancar a performance sustentável do negócio).

É importante se preocupar com os nossos valores. Associo minha fé & espiritualidade, com a sustentabilidade & responsabilidade socioambiental empresarial, aliados a negócios e tecnologia + relações públicas como posicionamento de marca.

Tomei a decisão, que faria desta experiência uma aplicação prática. Realizar da maneira que me dá prazer: aprender, absorver, aplicar, analisar, melhorar continuamente. Até um blog quero escrever!



Criei meu Portfólio Online: www.patriciaronel.com.br. Quero colocar em prática toda aprendizagem.


As ideias são inúmeras, as metas de 2020/2021 estão traçadas, planejamento e objetivos em andamento.


Fascinada por comportamento humano, gosto do FBI Analytics, sabe?! O Marketing Digital é bastante amplo. Porém, foco em mídias, extrair dados, lidar com gráficos, métricas, cálculos, análises.


Acredito na geração de resultados com boas experiências para todos. O sucesso das organizações acontece quando há conexão entre seres humanos, comunicação e tecnologia. O diálogo pode ser construído para vender uma ideia/projeto, compreender as necessidades dos stakeholders e, até mesmo, criar estratégias de relacionamento para atingir os objetivos do negócio.

Aprender se relacionar e se comunicar, é uma arte capaz de gerar entendimento entre os indivíduos, em sua multiplicidade de dimensões.

Eu, Patrícia Rônel, acredito no compromisso ético e transparência na comunicação das Organizações e como Relações Públicas (RP):

Humanizo relacionamentos, ações de comunicação e marketing estratégico, orientado a dados - entre marcas, pessoas e cenários (inbound/outbound) - com o auxílio da tecnologia, cultura de inovação e transformação digital.

Analiso linguagens e ecossistemas, para geração de leads qualitativos. Sou uma profissional híbrida, entusiasta pela nova economia, cultura da inovação (Indústria 4.0), millenial, digital nativa e, player, rumo à Sociedade 5.0.


Desenvolver meu senso crítico é fascinante! Poder lapidar aquilo que está de acordo com os meus valores e propósitos pessoais.


Acredito, profundamente, que aliar às tecnologias, dentro do exercício da minha profissão como relações públicas - "RP" ou "PR" - é bastante positivo, no que se trata a automação, otimização de processos, disseminação de boas práticas, transparência, tangibilidade, experiência do usuário (UX), usabilidade e performance (melhoria contínua vitalícia).


Abaixo, uma ilustração em palavras, colocadas pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC , referindo-se à "competitividade" que também, muito, me define:




Contribuição na Comunidade "Insider em Marketing na Era Digital": https://marketingnaeradigital.com.br/manage.app#!/content/articles/5f78a639c8aaa52ba6445f9f

https://www.linkedin.com/pulse/transforma%C3%A7%C3%A3o-digital-como-rela%C3%A7%C3%B5es-p%C3%BAblicas-patr%C3%ADcia-r%C3%B4nel/